Boas
Á já á alguns anos que procurava uma carroçaria de Buggy que tivesse interesse Histórico, depois de responder a alguns anúncios eis que me encontro a ver uma carroçaria de um Buggy curto que de imediato me despertou a atenção para a pintura antiga que quase já não se vê, um roxo pigmentado de prata. O senhor que me a vendeu disse que tinha uma coisa escrita por baixo do tablie, tudo bem depois de fazer negócio toca de a transportar para casa, e quando a começo a analisar bem qual não é o meu espanto que encontro uma placa com a seguinte descrição:
LESLIES
NO. 6066
BUG PARTS
HOUSTON, TEXAS
A/C 713 921-1188
Por mais que consulte especialistas sites e revistas em Buggys ainda não consegui algo sobre a identificação e localização na época desta carroçaria a minha analise é que será fins dos anos 60 ou inicio de setenta.
Toda a ajuda é bem-vinda.
Algumas fotos, tive de a colocar em cima de um chassi preparado para uma replica de um 718RSK que tem mais 10cm do que o do Buggy.
a trazeira é igual a esta
O fabricante actual mais idêntico e que é também do Texas.
http://www.texasbuggys.com/
ainda estão no activo e actualmente com esta carroçaria
Mas vou iniciar o restauro da fibra e tentar fazer algo tipo 1/4 milha.
O anterior dono tirou o vidro que era original e manómetros e deve ter partido o tablie nessa operação, foi pena, devia ter capota amovível, ainda tem a furação de prender a capota.
A linha tem as covas dos farois algo muito raro.
Assim como se diz no mundo dos clássicos isto é uma
RESSURREIÇÃO DO TEXAS BUGGY
Desde que adquiri esta carroçaria tenho vindo a investigar e a coleccionar uma grande quantidade de fotos (resmas), no entanto é verdade não consigo encontrar nada assim. e já tenho inúmeros catálogos e publicidade da época, portanto se alguém me puder ajudar ou dar alguma pista fico agradecido.
Entretanto como fanático tenho ao longo dos anos vindo a adquirir algum material VW ou Porsche e que finalmente vai ser usado na ressurreição,
e todas as opiniões sugestões e conselhos são bem vindos.
Actualmente a minha ideia inicial é um Lock da velha escola, inclusive estou a vistoriar pinturas dos anos 70 para no final ter um aspecto nostálgico.
Resumindo o motor vou utilizar ou um proveniente de um 1303 de 1973 actualmente com 1600 e que tem as referências AS 41 35VW111.101.102.D, e AS41 33VW113.101.101R
ou um que tenho desmontado proveniente de uma tipo2, 1600cc de ano incógnito, com as referencias 24VW 000.101.101D e 15VW 000.101.101B, qualquer um dos dois vai ser alterado para 1780 cc.
Quanto á caixa vou utilizar uma de um 1303 com as referencias VW 113.301.103L e 32 AM02013 no diferencial 113.301.183F ainda não fui ver qual as características técnicas, mas vai ser esta para alterar a suspensão traseira e adoptar os cardans.
Quanto ao chassis também estou na duvida tenho dois um de um VW 1300 de 1970 e um de Brasília, que é talvez mais resistente tem um túnel mais resistente e reforços transversais mas tem o grande inconveniente do peso ser superior ao do VW1300, o corte vai ter de ser de 40cm, o eixo da frente vai ser da Brasília com os travões de disco.
Quanto a extras vai levar um guiador da época de origem USA The”500” SUPERIOR PERFORMANCE PRODUCTS,
o velocímetro, conta rotações e indicadores vêm de um Porsche 924 e claro marcam 260 km/h e não sei se vai chegar?
(Os modelos VW que faço referência são modelos Europeus o 1302 e 1303 a partir de 1971 sairam com suspensão IRS "cardans", algo idêntico ao 911 da Porsche, havia tambem os 1302S e 1303S estes com motor 1600, de referir também que estes motores das séries 1302/3 tinham cabeças com dupla admissão e o radiador óleo era deslocado facilitando assim o arrefecimento do 3 cilindro, e as passagens de oleo de maior dimensão, sairam tambem com travões de disco e os 3s com a caixa de velocidades mais longa produzida para o T 1)
Comecei pela parte mecânica, hoje foi dia de limpeza do eixo da frente de uma Brasília travões de disco que nunca tinha sido mexido, ainda tinha tinta verde a selar as porcas, até os guarda pós são os originais e as rotulas não têm a mínima folga, amanha ponho fotos deste trabalho.
Entretanto eu e um amigo começamos as experiências, e ensaios, a fita cola fez milagres,
vou optar por colocar um vidro o mais baixo e inclinado possível,
os manómetros passam para cima do volante
e a colocação de retrovisores tipo torpedo o que se consegue na posição em que está nas fotos.
Quanto aos retrovisores e aos faróis vou ter de ir á procura de material adequado, 60`s,
Agora os motores, de inicio vou apontar para um motor tipo 1, com um bloco de 33 anos, sei que é loucura mas espero elevar os CV entre os 110 a 130, ficar com uma boa relação peso /potência, tentar não exceder muito os 500 kg, manter a caixa por enquanto e ter esperança que o motor dure o suficiente para optimizar a geometria e as afinações e melhoramentos de chassis suspensões e travagem.
Encontei este auto-blocante á venda na Sportsyste no Brasil interessante para o Buggy
mhttp://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
Têm mais algum material interessante, http://www.sportsystem.com.br/loja/index.php?cPath=53_25&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598 e no Brasil os Fuscas continuam a competir e a evoluir.
Dois auto-blocantes
um a 70%
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
outro a 100%
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=119&osCsid=3b42f2728d62bf751ac9f22557563598
O bloco de aluminio
No Brasil em 78, era a Volkslandia , era VWs por todo lado. Nessa altura deu para constatar que os VWs eram muito importantes como veículo de iniciação ás corridas; vi vários carochas preparados a tal nível que disputavam com qualquer carro importado (como dizem no Brasil) os primeiros lugares; em Portugal naquele tempo nunca houve (talvez em Angola no inicio dos anos 70 houve-se. pelo menos por umas revistas que tenho e se vêm carochas praticamente assentes no chão e com rodas de formula 1).
Voltando á ressurreição, o eixo da frente já está a meio, vai ser preparado e pintado, e colocar um kit SWAY-A-WAY.
Acho que foi o eixo que desmontei em melhor estado também não admira este é só de 1976.
Eis alguns retrovisores e farois 60/70s
Quanto a suspensões e caixa, optei por em vez de adaptar a suspensão do 1303, adquiri todo o chassis traseiro completo de um 1302, com a respectiva caixa de velocidades, que vai ser unida a um chassis de um 1300 de 1968, que vai levar a suspensão da frente de uma Brasília por ter as laminas mais fortes, vou colocar uma barra estabilizadora na suspensão traseira e um Kit para rebaixar a suspensão da frente, também já tenho os discos para a frente de origem VW Brasília embora tenha também uns de Porsche 924 que poderão também ser adaptados, para a traseira tenho uns do Citroen BX da frente com travão de mão.
As jantes, embora tenha umas Manguels modulares, acho que as mais bonitas ainda são as de origem alargadas, talvez seja do meu imaginário, mas lembro-me sempre quando era criança de ver as jantes alargadas, era uma prática comum, por curiosidade tenho um primo que nos anos setenta tinha um Renault Dauphine com umas jantes tão largas que usava pneus de Formula que ia buscar usados ao Autódromo do Estoril.
Vou partilhar aqui a pesquisa de alguns desenhos que fiz sobre o tipo de corte de chassis VW para construção de Buggys.
Primeiro o original de um T1
As medidas
Segundo o de KARMANN GHIA , o da Brasília é muito idêntico no desenho.
Os cortes:
O de B.Meyers
As evoluções
Os tubos.
Pormenor do corte do veio do selector de mudanças
Preparação para colocar motor central num Buggy,
Os Chassis que vai servir de base é de um VW 1300 de 1968, o estado do túnel é bom já os fundos estão muito remendados e muito fora do original, conclusão vou aproveitar o Túnel e o nariz.
A canga traseira é proveniente de um chassis de um 1302 de 1972 que apresenta os fundos amassados mas em bom estado quanto á corrosão, a canga traseira está em bom estado (o que me interessa mais ) apresentando ferrugem superficial, quanto ao túnel a partir do meio para a frente apresenta muita corrosão e alguns buracos, inclusive o nariz que se assemelha a um tubarão martelo já foi cortado, tudo leva a crer que este VW terminou os seus dias inclinado para a frente encostado a terra húmida , no entanto ressurgirá num Buggy Clássico, em que a finalidade de recorrer a este tipo de suspensão traseira será como já referido, a ideal para travar o mais tarde possível e curvar o mais rápido possível, alem de também extrair o máximo de velocidade de ponta e de aceleração .
Para a suspensão da frente como já referi anteriormente é uma de Brasília em muito bom estado, também já tenho para aplicar um kit Sway a way, de modo a rebaixar o máximo dentro da limitação da carroçaria, visto que não a vou alterar .
Levará barras estabilizadoras á frente e a trás, os amortecedores ainda estão em fase de estudo.
Sistema de travagem será de discos ás quatro rodas, terei de escolher entre os que tenho (quem quiser dar umas dicas fico agradecido) e que são: dois pares da VW, dois pares de Citroen BX, um par de Porsche 924 e ainda posso recorrer a uns de Peugeot 504 GL, Em principio e tentando manter a originalidade vou fazer os possíveis por utilizar os VW e Porsche no entanto possivelmente terei de recorrer a umas Pinças para trás do Citroen BX (da frente) para colocação do travão de mão.
Quanto a caixas de velocidades para este Buggy tenho duas de 1302, a ideia é manter uma com as relações de origem e posteriormente alterar a outra de modo a adapta-la ás características e comportamento do Buggy, que só depois de pronto se poderá testar e idealizar as relações de caixa de modo a optimiza-lo.
O interior vai contar com uns bancos Porsche, velocímetro, conta rotações (giros), manómetro de gasolina e avisadores tudo VDO Porsche, contará com um relógio de origem Alemã retirado á muitos anos de um Saab antigo, relógio este de corda, a pressão de óleo e voltímetro são de origem Smiths.
Neste projecto tenho vindo primeiro a adquirir todo o material possível de modo a que a sua execução seja depois facilitada ao máximo.
O Chassis dador 1302
Parte inferior do chassis num estado geral aceitável
Pormenores das suspensões a ferrugem é superficial
Os fundos estão amassados mas bastante bons para a idade
A parte realmente má do chassis
Este projecto vai devagar mas vai andando.
Para a concretização deste projecto tenho feito uma busca exaustiva sobre os Buggys anos 60 e 70, nessas incursões ao passado descobri cá por casa, vindo directamente do ano de 1971, espolio do meu Pai um catalogo VW com o título “O BESOURO” impresso na Alemanha em 8/1971, nele aparece referência ao Buggy mostrando assim o reconhecimento da VW nesta transformação do Besouro, partilho aqui estas 5 folhas.
Tem a particularidade da cor ser exactamente igual ao Texas Buggy,
devagar vou adquirindo dados para um projecto elaborado de acordo com a antiguidade. :wink: